TAXA DE CONTÁGIO ABAIXO DE 1 NÃO É CERTEZA DE DIMINUIÇÃO DA COVID-19

A taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil está abaixo 1, segundo o relatório mais recente da Imperial College, de Londres. Na semana encerrada no dia 16 de agosto, o país registrou uma taxa de 0,98. Este índice representa quantas pessoas serão infectadas, em média, por cada portador do vírus — ou seja, 100 infectados passaram o Sars-Cov-2 para outras 98 pessoas 

Em entrevista à CNN, o professor de matemática da UFABC e membro do Observatório Covid-19, Renato Coutinho, explicou que a taxa abaixo de 1 não necessariamente é um sinal de que os números de casos e óbitos devem diminuir no país. “A taxa igual a 1 quer dizer que temos uma estabilidade de casos. Podemos esperar o mesmo número de casos e o mesmo número de óbitos por dia enquanto estiver próximo de 1”, disse Coutinho.

Ele ressalta essa taxa já foi observada em São Paulo sem que isso signifique uma recuperação da pandemia de Covid-19, mas que ela está em desaceleração. O matemático explica que a taxa de contágio depende de vários fatores, desde o comportamento da população até as políticas públicas em nível federal, estadual e municipal.

Com uma reabertura muito rápida e o abandono das medidas de isolamento social, essa taxa pode subir, explica. “Esse é o número de agora, mas pode ser que daqui a uma semana esse número volte a crescer ou diminua mais.”

Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/08/19/taxa-de-contagio-abaixo-de-1-nao-e-certeza-de-diminuicao-da-covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP