SISTEMA DE ANÁLISE DE DADOS DA COVID-19 SEMANTIX É APROVADO PELA FINEP

Semantix — empresa brasileira referência em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial — recebeu aprovação da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e da Tecnologia (Finep) para o desenvolvimento de ferramenta de apoio ao diagnóstico que detecta o avanço da doença em pacientes infectados. Para isso, a Semantix contará com o investimento já aprovado de R$ 1,1 milhão ao longo de 2020.

O projeto objetiva o desenvolvimento da capacidade de detecção e prevalência por exames de imagem, como e tomografias e/ou radiografias de pulmão e a utilização destes dados, aliados à geolocalização do exame, para criar uma poderosa ferramenta de informação que auxilia na tomada de decisões por parte de médicos e gestores de saúde.

De acordo com o Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Semantix, Luiz Fernando Ohara, o financiamento do Finep irá auxiliar a companhia a desenvolver um sistema que também terá condições de considerar a evolução regional a partir da localização de postagem das imagens para a elaboração de mapas de calor mais precisos que auxiliem a gestão da saúde.

“Estamos muito contentes com a aprovação do Finep, pois entendemos que, com uma detecção rápida, o profissional de saúde será capaz de priorizar o atendimento e tomar decisões de forma mais ágil e assertiva, conduzindo o tratamento e podendo até mesmo maximizar as chances de cura ou minimizar as chances de piora significativa do quadro clínico. Este fato não só reduz a pressão no sistema de saúde, como também minimiza os custos com tratamentos, o que beneficia todo o setor”, ressalta Daniel Christiano, Líder da Vertical de Saúde da Semantix e co-autor do projeto.

Principais diferenciais

No que diz respeito à gestão da saúde e vigilância, a utilização da localização geográfica do ponto de entrada de dados (tomógrafos ou aparelhos de raio-x) como proxy dos casos na região, permite decisões mais rápidas e assertivas por parte dos gestores, possibilitando, inclusive, a elaboração de estratégias e implementações de ações segmentadas por região para reduzir o contágio. Além disso, estas informações, associadas às análises de tendências são capazes de colaborar para o planejamento e direcionamento de recursos financeiros e humanos dos sistemas de saúde.

“Estas duas camadas de informação fazem do projeto uma iniciativa única em âmbito mundial que visa auxiliar não só as práticas médicas, como também a formulação de políticas públicas para combate à pandemia”, destaca o Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Semantix.

Fases do projeto

A execução do projeto será dividida em duas fases. A primeira fase inclui todo o desenvolvimento do algoritmo de detecção da COVID-19 e a disponibilização de uma plataforma virtual para envio, processamento e recebimento das respostas de imagens.

Já a segunda fase compreende a entrega de uma plataforma de análise de anomalias, tendências epidemiológicas, expectativa de contaminados, óbitos, recuperados e dashboards para facilitar a análise dos dados obtidos a partir do envio das imagens relacionadas à distribuição geográfica dos casos de do novo coronavírus.

Fonte:

https://saudebusiness.com/mercado/sistema-de-analise-de-dados-da-covid-19-semantix-e-aprovado-pelo-finep/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP