QUEM DEVE USAR E COMO MANIPULAR ADEQUADAMENTE AS MÁSCARAS FACIAIS

BOLETIM INFORMATIVO
CORONAVíRUS – Covid-19
03/2020

Uma série de pesquisas científicas demonstrou que o uso de máscaras faciais durante surtos de doenças virais como a causada pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) só demonstrou ser eficaz para proteger os profissionais de saúde e reduzir o risco de pacientes doentes espalharem a doença.

Com base nessas evidências, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda o uso de máscaras faciais para:

• Pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldade em respirar, mesmo quando procuram atendimento médico, para proteger as pessoas ao seu redor.

• Pessoas (incluindo familiares) que prestam atendimento a pessoas com sintomas respiratórios.

• Profissionais de saúde, quando entram em uma sala com pacientes ou quando tratam um paciente com sintomas respiratórios e de acordo com o tipo de atendimento que o mesmo necessitar.

O uso da máscara deve ser combinado com outras medidas de proteção pessoal, como higienizar as mãos, manter distância de pessoas com sintomas e praticar a etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos).

“Nenhuma medida é 100% eficaz para prevenir infecções, mas praticá-las de maneira conjunta pode reduzir as chances de disseminação da contaminação”, disse o vice-diretor da OPAS, Jarbas Barbosa.

Dicas de como utilizar a máscara facial

1 – Higienize as mãos ao pegar na máscara inclusive com álcool gel.

2 – Não manipule a máscara pelo tecido, ele pode ser contaminado e você ainda vai colocar no rosto. Uma vez no rosto, não pode mais colocar as mãos.

3 – A máscara tem que cobrir o nariz, a boca e também toda a bochecha para evitar que o ar escape pelas laterais.

4 – A máscara é descartável e dura mais ou menos 2 horas, porque o ar umidifica o tecido, molhando a máscara, que perde o efeito protetor.

5 – Tirar a máscara de trás para frente e descartá-la imediatamente após o uso e jogar fechada no lixo, evitando contato com a parte úmida da máscara no descarte.

6 – Lavar as mãos imediatamente antes e após a retirada da máscara e logo em seguida passar álcool gel nas mãos

7 – Não tirar a máscara enquanto fala, deixá-la sempre no rosto durante a utilização.

Atenciosamente,
Gestão de Saúde Victory

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP