Monitores e agentes de segurança dos parques do estado de São Paulo irão orientar e impedir que visitantes se aglomerem, informou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, Marcos Penido. Os locais serão reabertos na segunda-feira (13), mas com funcionamento restrito somente durante os dias de semana.
Em entrevista à CNN, Penido explicou que os parques terão ações para orientar a população sobre as novas regras. “Teremos monitores ambientais, equipes de segurança e guias orientando e alertando sobre a questão de aglomeração. Nosso pessoal estará dotado de material informativo, colocaremos cartazes em todos os espaços e nossos monitores estarão com megafones alertando sobre aglomerações”, explicou.
Penido disse que os parques urbanos não terão controle de acesso por número de visitantes, mas que será monitorado o comportamento das pessoas. “Iremos acompanhar o fluxo e na hora que sentirmos que está gerando algomerações, iremos fechar os portões e esperar que as pessoas saíam para outras entrarem. A questão não é nem tanto o número de pessoas, mas o comportamento delas nesse espaço”, explicou.
O secretário aproveitou para relembrar o que está permitido e proibido nos parques durante essa primeira fase de reabertura. “Estão permitidos a caminhada, todos os esportes individuais e utilização dos espaços abertos, como gramados. Fica proibido o acesso aos espaços fechados, como bibliotecas ou espaço de reuniões, acesso às quadras e equipamentos de recreação infantil, além da academia para terceira idade.”
Fonte: