‘ NÃO DAREMOS 10 MILHÕES AMANHÃ, SERÁ GRADUAL’, DIZ FINANCIADOR DE VACINA RUSSA

Kirill Dmitriev, chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que está financiando a pesquisa da vacina contra o novo coronavírus aprovada na Rússia, disse nesta terça-feira (11) que o lançamento do imunizante “será muito gradual”.

“Não vamos dar a 10 milhões de pessoas amanhã”, disse Dmitriev a Anderson Cooper e Dr. Sanjay Gupta, da CNN. “Vai ser um lançamento muito gradual e cuidadoso daqui para frente.”

Desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, com sede em Moscou, a vacina foi batizada de Sputnik-V, uma referência ao lançamento surpresa em 1957 do primeiro satélite do mundo pela União Soviética. Ainda não passou por testes cruciais de Fase 3, onde seria administrado a milhares de pessoas.

“Podemos dizer que funciona”, disse Dmitirev a Gupta. “Eu mesmo peguei. Eu dei para meus pais, para minha esposa.”

O anúncio da vacina russa contra o coronavírus foi recebido com ceticismo mundial.

A Organização Mundial de Saúde disse em um comunicado sobre a vacina russa que “a pesquisa de vacinas deve ser acelerada seguindo processos estabelecidos em cada etapa de desenvolvimento para garantir que quaisquer vacinas que eventualmente entrem em produção sejam seguras e eficazes.”

Cooper perguntou a Dmitriev: “Para aqueles que estão dizendo que esta vacina foi apressada. Você disse que estava comprovada. Como ela se mostrou eficaz?”

“Foi comprovado durante a fase um, o teste de fase dois”, disse Dmitriev. “Teremos testes de fase três em muitos outros países, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Brasil e Filipinas.”

“De acordo com a lei russa, quando você tem uma pandemia, quando você tem uma epidemia como esta, você pode fazer a fase três simultaneamente com o lançamento para grupos de alto risco, o que estamos fazendo”,

“Acreditamos que essa é exatamente a abordagem certa, e essa abordagem faz E o resto do mundo, conhecendo um pouco da ciência por trás de nossa vacina, realmente gosta do que vê. Recebemos 1 bilhão de doses pré-encomendadas para a vacina. Acho que o tempo dirá o sucesso da abordagem russa”, disse.

A Rússia não divulgou dados científicos sobre seus testes e a CNN não foi capaz de verificar a segurança ou eficácia alegada pela vacina.

Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/08/12/nao-daremos-a-10-milhoes-amanha-sera-gradual-diz-financiador-de-vacina-russa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP