GOVERNO DO PARANÁ VAI PEDIR AUTORIZAÇÃO DE TESTES DA VACINA RUSSA EM SETEMBRO

Em rápida reunião nesta quinta-feira (27), o governo do Paraná fez um primeiro contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para apresentar detalhes da vacina russa, do Instituto Gamaleya. Ainda sem apoio da comunidade científica, o imunizante segue avançando em território brasileiro.

A expectativa para hoje era o pedido de autorização dos testes na fase 3 aqui no Brasil. Mas isso ainda não foi possível. O governo paranaense precisará entregar um protocolo com detalhes das pesquisas em menos de 30 dias. A Anvisa analisa os estudos das farmacêuticas e os resultados precisam garantir eficácia, segurança e qualidade. Esse processo não tem um prazo pré-determinado, mas o governo do Paraná acredita que, antes de outubro, se aprovados, os testes já começarão a ser feitos.

O secretário da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e o diretor do TecPar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Jorge Callado – que vai produzir as vacinas no estado, caso haja a comprovação -, apresentaram pesquisas da vacina russa ao diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torre, e à diretora da área de medicamentos, Alessandra Soares. A reunião foi fechada.

A comunidade científica espera detalhes das duas primeiras fases dos testes clínicos, em humanos, do medicamento. O governo russo ainda não publicou resultados em revistas científicas renomadas, um dos padrões de todas as novas vacinas.

Ontem, a Anvisa recebeu a comitiva da Saúde do estado de São Paulo para discutir a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biontech. Na semana passada, foi a vez da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), abrir o debate com a Agência sobre o registro da vacina inglesa da Universidade de Oxford e da empresa AstraZeneca.

Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/08/27/governo-do-parana-vai-pedir-autorizacao-de-testes-da-vacina-russa-em-setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP