Gestantes em meio à pandemia do Coronavírus

É comum a preocupação das gestantes sobre as possíveis complicações, caso sejam infectadas pelo Covid-19, diante do cenário atual em relação a pandemia.

Com tantas informações e, principalmente, devido ao isolamento social, muitas dúvidas surgem ao longo dos dias, gerando insegurança de como agir para evitar a contaminação, por exemplo:

  • Devo cancelar a minha consulta ou exames do pré-natal?
  • Qual seria a melhor opção de parto durante a pandemia?
  • Durante o parto, terei direito a um acompanhante?

O COVID-19 é um vírus novo e com isso pouco sabemos sobre essa doença, mas nos últimos dias as gestantes e puérperas entraram para o grupo de risco para possíveis complicações da síndrome gripal, devido a modificação da imunidade da mulher durante o período de gestação. Portanto, o pré-natal deve continuar sendo feito, com o mínimo de saídas possível. Deve-se priorizar os exames essenciais para entender como está a saúde da gestante e do bebê.
 
Para quem tem receio de ir às consultas ou exames, busque com o seu médico a possibilidade de esclarecer as dúvidas online, com vídeo por celular, e enviar os resultados de exames realizados para que  possa avaliar. Vale ressaltar que o parto normal apresenta recuperação e alta hospitalar mais rápida. Durante o trabalho de parto, a gestante tem direito a um acompanhante, desde que este não esteja sintomático ou seja do grupo de risco.
 
Muito importante obedecer às orientações de higiene das mãos e dos utensílios, bem como do uso de máscaras.  Ao retornar para casa, tome um banho e troque de roupa. Não receba e nem faça visitas.

Proteja você, sua família e seu bebê que vai chegar. Redobre os cuidados e peque pelo excesso! Vale a pena!

Programa Gestação Saudável Victory

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP