EXAME PARA DETECTAR AGENTES INFECCIOSOS EM POUCOS MINUTOS PODE AJUDAR A EXCLUIR SUSPEITAS DE COVID-19

O número de mortes provocadas pelo coronavírus assombra o país. Mas outras enfermidades não podem ser esquecidas. Em 2019, segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 1.109 pessoas morreram vítimas da Influenza. Em um período frio como o que estamos vivendo e com a Covid-19 circulando pelo Brasil, com sintomas que se assemelham aos de uma gripe, por exemplo, aumenta a necessidade de um diagnóstico eficiente.

Por isso, o Grupo Pardini, um dos maiores players de medicina diagnóstica do país, anuncia a disponibilização do teste ID NOW em sua unidade do Tatuapé, em São Paulo, até o dia 14 de agosto. O ID NOW é um exame de biologia molecular para detecção de agentes infecciosos como o vírus da gripe e o vírus sincicial respiratório. O laboratório foi o primeiro do país a oferecer o teste molecular rápido e inovador, no fim do ano passado.

O ID NOW tem uma tecnologia exclusiva que torna as análises mais rápidas do que a de outros exames de biologia molecular, e mais sensível do que as dos testes rápidos convencionais para a pesquisa de antígenos virais.

A maior rapidez para liberação dos resultados é acompanhada por uma alta sensibilidade diagnóstica. “O ID NOW tem 96,3% de sensibilidade para Influenza A e 100% para o tipo B quando comparado ao teste PCR que, embora tenha o benefício quase idêntico em reduzir resultados falsos negativos, demora para chegar às mãos dos médicos”, afirma a Dra. Melissa Palmieri, coordenadora médica do Grupo Pardini e especialista em Vigilância em Saúde.

A especialista acrescenta que um diagnóstico preciso e precoce evita a prescrição desnecessária de antibióticos, já que o medicamento não é indicado para doenças provocadas por vírus, por exemplo. “Quando você identifica rapidamente o que o paciente tem, é possível tomar decisões mais confiáveis, efetivas e significativas para ajudá-lo”, garante. “No caso da gripe, a utilização de um antiviral apresenta melhor resposta quando administrado nas primeiras 48 horas desde o surgimento dos sintomas”, acrescenta.

Outro benefício é que o diagnóstico precoce permite o isolamento imediato do paciente tanto no âmbito do serviço de saúde como no ambiente de trabalho, já que a doença é altamente contagiosa.

O ID NOW é 3 vezes mais rápido do que os testes de detecção de antígenos e 8 vezes mais veloz quando comparado a outros testes moleculares.

O resultado para Influenza A e B, quando positivo, pode sair em apenas 5 minutos. Quando negativo, em 13 minutos. O paciente colhe o exame via swab, um cotonete flexível para obter a secreção nasal, a amostra é colocada em um aparelho e o resultado sai de forma automática, o que elimina erro de interpretação ou qualquer subjetividade.

O equipamento, lançado nos Estados Unidos em 2014 e com a tecnologia presente em diversos países da Ásia, Europa, África e Américas, é registrado e aprovado pela ANVISA. Além do vírus Influenza, ele consegue diagnosticar o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), vilão das doenças respiratórias graves principalmente em bebês. Nesse caso, o benefício é o mesmo: mais agilidade e precisão. Para o VSR, é possível esperar resultados em 13 minutos ou menos. “Vale destacar que aqui também falamos em inibição do uso desenfreado de antibióticos, já que o VSR é um vírus e, portanto, exige outro tratamento”, conclui a médica do Grupo Pardini.

Fonte:

https://saudebusiness.com/mercado/exame-para-detectar-agentes-infecciosos-em-poucos-minutos-pode-ajudar-a-excluir-suspeitas-de-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP