EVITE, SE POSSÍVEL, CIRURGIAS ELETIVAS NÃO-URGENTES

BOLETIM INFORMATIVO
CORONAVíRUS – Covid-19
03/2020

A Portaria do Ministério da Saúde nº 356/2020 fala sobre as medidas a serem adotadas para enfrentamento do Coronavírus. Diante disso, a ANS incluiu o exame de detecção do Coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios, através da RN 453/2020.

Resumindo, o exame para detecção do covid-19 será coberto pelos planos de saúde nos ambientes ambulatoriais, hospitalares e laboratórios da rede credenciada do plano de saúde, mas somente em casos em que houver indicação médica, de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, notadamente para casos classificados como suspeitos de con taminação pelo COVID-19.

O exame poderá ser realizado em laboratórios habilitados pela Operadora, sendo que o beneficiário, antes de se dirigir a laboratórios, hospitais ou outras unidades, deverá consultar a Operadora para informações sobre o local mais apropriado para a realização de exame.

Paralelamente à publicação da RN n° 453/2020, a ANS divulgou, em 17/03/2020, a orientação de que as consultas, exames e cirurgias NÃO URGENTES, deverão ser adiados, com o objetivo de evitar contaminação pelo vírus durante a internação e, principalmente,  para liberar leitos dos hospitais para infectados pelo Coronavírus.

Frequentar ambientes hospitalares, com outras doenças já instaladas, é um risco enorme de contaminação para o paciente e seus familiares, colocando em risco a vida de idosos e outros pacientes debilitados, inclusive crianças com doenças crônicas.

É importante estar atento a todas as determinações do Ministério da Saúde, pois podem ser alteradas a qualquer momento, quer em relação ao tratamento e diagnóstico do Coronavírus, quer por suspensões no prazo de atendimento da RN 259/2011 – que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários de plano privado de assistência à saúde, ou outras orientações gerais.

Atenciosamente,
Gestão de Saúde Victory

TOP