ESPANHA TEM MENOS MORTES DIÁRIAS; PORTUGAL SUSPENDERÁ QUARENTENA

O número diário de mortes pelo coronavírus na Espanha caiu para 302 nesta terça-feira, bem abaixo das altas recordes três vezes maiores do início de abril, o que deve permitir ao governo estabelecer um cronograma para as regiões começarem a suavizar um dos isolamentos mais rígidos da Europa.

Desde o dia 14 de março, a maioria dos espanhóis só tem tido permissão de sair para fazer compras ou ir ao médico. O isolamento quase paralisou a economia e o mercado de trabalho.

O Ministério da Saúde disse que o total de fatalidades desde o começo do surto subiu para 23.822, mas que o aumento diário recuou das 331 mortes de segunda-feira e também está bem abaixo das altas recordes de mais de 900 do início do mês.

A quantidade de casos diagnosticados subiu dos 209.465 de segunda-feira para 210.773.

Mais cedo nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas disse que a taxa de desemprego do primeiro trimestre foi dos 13,8% dos três meses anteriores, para 14,4%, mas que os dados só refletem parcialmente o impacto do isolamento, que começou duas semanas antes do fim do trimestre.

“A cifra, claro, é devastadora”, disse Antonio Garamendi, chefe da associação comercial CEOE, à rádio RNE. “O importante é retomar nossas atividades para poder realmente evitar este drama que estamos vivendo.”

De acordo com projeções do Banco da Espanha, a crise do coronavírus pode empurrar a taxa de desemprego para acima de 21,7% neste ano, e a economia pode se contrair até 12,4%.

O gabinete se reuniria nesta terça-feira para avaliar uma série de parâmetros que devem permitir um afrouxamento maior das restrições nas regiões com os índices menos prevalentes da doença.

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, deve delinear o plano ainda nesta terça-feira.

Recentemente, a Espanha começou a amenizar o isolamento por estar contendo a taxa de infecção.

O passo mais significativo veio no domingo, quando as crianças de menos de 14 anos puderam praticar atividades ao ar livre supervisionadas durante uma hora.

Acredita-se que os espanhóis terão permissão de sair para se exercitar sozinhos a partir de 2 de maio se o número de mortes pelo coronavírus continuar a cair.

Portugal

A quarentena de Portugal, que fechou a maioria dos serviços não essenciais no mês passado para conter a disseminação do novo coronavírus, será suspensa a partir de 3 de maio, mas a reabertura da economia será um processo lento e gradual, disse o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta terça-feira.

“Os portugueses têm de ter a noção de que a contenção continua a ser importante para que possamos dar pequenos passos e constantemente avaliar (a situação)”, afirmou ele em uma coletiva de imprensa ao anunciar o fim de um estado de emergência imposto pela primeira vez em 18 de março.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/covid-19-espanha-tem-menos-mortes-diarias-portugal-suspendera-quarentena/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP