ERGONOMIA NO HOME OFFICE DURANTE O ISOLAMENTO

BOLETIM INFORMATIVO
CORONAVíRUS – Covid-19
04/2020

Ergonomia no Home Office durante o isolamento social

O home office nesses tempos de quarentenas e isolamentos devido à pandemia do Coronavírus é uma das principais alternativas! Porém, é necessário relembrar que o nosso corpo está acostumado a permanecer durante toda a nossa jornada de trabalho no padrão estabelecido em nossas empresas e, com a troca, precisamos minimamente ajustar nosso local de trabalho a fim de mantermos um bom posicionamento corporal que auxiliará em uma boa produtividade.

Pensando nisso, devemos pensar na ergonomia em nossa casa, seguindo algumas recomendações:

• O primeiro passo é escolher o lugar onde instalar seu escritório. Quanto mais isolado, melhor. Então, procure um cômodo sem uso, que tenha porta, não esteja no meio da passagem para outros cômodos e que ofereça o mínimo de privacidade e isolamento acústico. Evite também manter a televisão ligada durante a sua jornada, isso atrapalhará sua concentração!

• É recomendado que o cômodo tenha janelas, uma vez que a luz e a ventilação natural são muito importantes para o conforto e para o estado de espírito. O posicionamento ideal é que a mesa de trabalho esteja perpendicular à janela.

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• Iluminação artificial: tente se posicionar em local em que as lâmpadas lhe garantam um ambiente bem iluminado, de preferência a iluminação deve estar acima da mesa de trabalho.

• Utilize, preferencialmente, uma cadeira de escritório se estiver à disposição, pois possibilita ajustes de espaldar e de assento. Caso não possua, escolha uma cadeira confortável, estofada e de espaldar até altura dos ombros – o encosto das costas no espaldar é essencial.

• Em caso de uso de computador ‘desktop’, adapte suportes de monitor (como livros, caixas, etc.) de modo que a borda superior da tela esteja na altura de seus olhos. Sente-se o mais próximo da mesa, o teclado e mouse deverão estar posicionados mantendo uma distância que possibilite o apoio dos braços na mesa, gerando uma menor sobrecarga dos ombros.

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• Em caso de notebooks, o ideal seria estar disponível teclado e mouse adicionais e posicionar a borda superior da tela do notebook a altura dos olhos (podendo ser adaptados apoios embaixo do equipamento). Caso não possua teclado e mouse adicionais, e tenha que utilizar somente o notebook, sugere-se posicionar o equipamento sobre a mesa, realizar trocas posturais mais frequentes e alongamentos de prevenção principalmente para membros superiores e coluna.

• Posicione somente os materiais que você utilizará próximo a você, a fim de realizar uma melhor organização do seu ambiente de trabalho. Quanto mais coisas sobre a mesa, pior será seu posicionamento e sobretudo a sua concentração no trabalho.

• Sente-se de forma que os joelhos fiquem a 90°, evite sentar-se sobre as pernas ou cruzá-las – posicionando sempre os pés apoiados ao chão (caso não alcance, pode-se adaptar um apoio com uma ‘caixa de sapatos’, por exemplo).

• Determine metas e horários, como se estivesse no escritório.

• Importante realizar micropausas durante a jornada, principalmente para trocas posturais (levante-se pelo menos uma vez a cada hora).

E lembre-se, devemos pensar na posição da nossa coluna em cada momento do nosso dia!

Atenciosamente,
Gestão de Saúde Victory

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