DOENÇAS CRÔNICAS E O CORONAVÍRUS

As doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças respiratórias, câncer, doenças reumáticas, doenças renais e hepáticas, dentre outras, necessitam de especial atenção, ainda mais neste momento em que vivemos.

Já sabemos da necessidade de orientação médica especializada para estes casos, além do controle alimentar e medicamentos. Deixar de seguir as orientações médicas agora é se colocar em situação de alto risco. Portanto, tomar as medicações da forma prescrita, seguir as orientações quanto a doses, horários e frequência e não deixar o medicamento acabar completamente para adquirí-lo, são fundamentais ao controle da(s) patologia(s).

Devido às dificuldades de reabastecimento pode-se demorar para encontrar o(s) medicamento(s) em farmácias, comprometendo o tratamento já instituído. Sempre que possível, tomar sol, praticar exercícios físicos e ingerir água em volume adequado ao seu organismo, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes, alimentos gordurosos, excesso de carboidratos, açúcares, doces, alimentos enlatados/industrializados, embutidos e sal em excesso, são atitudes fundamentais a boa saúde, a qualquer momento.

Devemos lembrar que a COVID-19 ataca, principalmente, organismos de pessoas com patologias crônicas, idosos e indivíduos com baixa imunidade. Assim, não se deve abusar das bebidas alcoólicas, que rebaixam o sistema imunitário, propiciando o desenvolvimento de doenças. A Covid-19 ataca, primordialmente, os pulmões, logo, a fumaça de cigarros, já extremamente deletéria a qualquer organismo, piora as condições do paciente, levando a riscos ainda maiores para os fumantes.

Deixar de tomar suas medicações como prescrito, não seguir as recomendações médicas de higiene alimentar e corporal, manter maus hábitos sociais – fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso – é se colocar em risco desnecessário de adquirir esta nova doença, ainda com diversos fatores desconhecidos dos profissionais médicos e cientistas.

Siga as orientações médicas, não coloque sua vida e dos seus familiares em risco.

#FICAEMCASA

Atenciosamente,
GESTÃO DE SAÚDE E BEM ESTAR VICTORY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP