DIFERENÇAS DOS MODELOS DAS MÁSCARAS DESCARTÁVEIS DE PROTEÇÃO FACIAL

Boletim Informativo
Coronavírus – COVID-19
04/2020

Mais uma vez, são necessárias algumas explicações sobre as máscaras descartáveis de proteção facial.

Os dois modelos de máscaras faciais de proteção utilizadas neste momento, são:

  • Modelo N95 (de trama mais espessa) com maior durabilidade, podendo ser higienizadas (1-2x) mas, comumente usadas com uma máscara cirúrgica sobre ela.
  • Máscaras cirúrgicas de TNT (tecido não tecido) que tem a duração de até 4 horas, desde que não umedecidas, quando deverão ser trocadas.

As máscaras N95 devem ser utilizadas por profissionais da saúde, que estejam em atendimento aos pacientes com quadro de Covid-19, principalmente em procedimentos a beira do leito.

As máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas por pacientes portadores de doenças, imunodeprimidos e os que estiverem com sintomas como febre e tosse e, principalmente, com falta de ar. Além destes, todos os profissionais de saúde que estejam em atendimento de pacientes suspeitos e sintomáticos, ainda sem quadro positivo para Covid-19.

Alguns veículos de comunicação divulgaram a utilização de máscaras cirúrgicas para quaisquer pessoas que estejam em movimentação em ambientes fechados, mesmo evitando aglomerações.

Além destas, vem sendo crescente a comercialização de máscaras de fabricação caseira de tecidos, algodão por exemplo, que servem para tentar evitar o contato de gotículas de saliva entre as pessoas.

Que fique claro que, nenhuma confere garantia total de não contaminação contra o COVID-19.
 

Ressaltamos a importância de evitar o contato das mãos com a boca, nariz e olhos, e manter o distanciamento de outras pessoas de, no mínimo 1 metro.


Atenciosamente,
Gestão de Saúde Victory

TOP