DIA MUNDIAL DE COMBATE À TURBECULOSE

 24 de março

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A vacina BCG protege as crianças contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose meníngea, mas não impede a infecção e desenvolvimento da tuberculose pulmonar.

O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório com tosse por 3 ou mais semanas seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

Ao identificar alguns destes sintomas, procure atendimento médico. O tratamento dura no mínimo 6 meses, sem interrupção.

Uma pessoa com tuberculose pulmonar pode ficar mais vulnerável a complicações de outras doenças respiratórias, como a própria COVID-19, causada pelo novo coronavírus. A Tuberculose pode ser transmitida através do ar, pela tosse, espirro, gotículas de saliva ou fala, igualmente ao COVID-19 que além disso, também pode ser transmitido por contato físico.

Por isso, previna-se! Alimente-se bem, hidrate-se bem, mantenha os ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar, higienize sempre as mãos, evite aglomerações e ao tossir ou espirrar, utilize o braço como barreira de proteção.

Cuidar de si significa proteger os demais.

Fonte: Ministério da Saúde 

TOP