CUIDADO COM A DESINFORMAÇÃO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Boletim Informativo
Coronavírus – COVID-19
04/2020

Não há evidências de que lavar o nariz com solução salina ou comer alho ofereçam qualquer proteção contra o novo Coronavírus.

Os antibióticos destinam-se a tratar infecções por bactérias e não são eficazes contra vírus. No entanto, podem ser necessários em casos graves que desenvolvam outras infeções pulmonares.

É falsa a informação de que apenas as pessoas idosas contraem o vírus. Embora idosos e pessoas com outras doenças crônicas como hipertensão, diabetes ou doenças cardiovasculares sejam mais susceptíveis à infecção, o vírus pode infectar pessoas de qualquer idade.

É falsa a informação de que o vírus não se transmite em climas quentes.O vírus pode ser transmitido em qualquer região do mundo, incluindo regiões com clima quente e úmido.

É falsa a informação de que o tempo frio mate o vírus. A temperatura corporal mantém-se por volta dos 37º, independentemente do tempo ou temperatura exterior. Tomar um banho quente também não previne nem mata os vírus, dado que a temperatura do corpo se mantém inalterada.

É falsa a informação de que os coronavírus possam ser transmitidos pela picada de mosquitos. Os coronavírus são vírus respiratórios que são transmitidos por gotículas de saliva ao tossir ou espirrar.

É falsa a informação de que os secadores de mãos possam matar os vírus. Não devem ser usadas lâmpadas ultravioleta para esterilizar as mãos, as quais podem causar irritações na pele. Os scanners térmicos são apenas eficazes para detectar pessoas com febre e não detectam pessoas infectadas que ainda não desenvolveram sintomas.

O período de incubação da doença, entre a exposição ao vírus e a manifestação de sintomas como febre, é de 2 a 14 dias. Espalhar álcool ou cloro pelo corpo não mata os vírus que já entraram no corpo e pode causar lesões nas mucosas. Em caso de outras dúvidas entre em contato com os telefones disponibilizados pelo seu plano de saúde.

Gestão de Saúde Victory

TOP