COVID-19: POR QUE TEMOS QUE USAR MÁSCARAS?

O uso universal de máscaras pode fazer a diferença na contaminação por COVID-19. Os países ocidentais estão enfrentando taxas mais altas de infecções por COVID-19 em comparação com países asiáticos, devido à aversão que o Ocidente tem ao uso de máscaras.

A recomendação oficial inicial da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o público não deveria usar máscaras faciais foi motivada pela necessidade de guardar máscaras de respiração para os profissionais de saúde. Porém, tendo em vista o objetivo declarado de “achatar a curva”, qualquer redução adicional da transmissão será bem-vinda – mesmo aquela proporcionada pelas máscaras cirúrgicas simples ou máscaras caseiras (DIY).

As mais recentes descobertas biológicas sobre a entrada viral do SARS-Cov-2 no tecido humano e na balística de espirros/tosse sugerem que o principal mecanismo de transmissão não é através dos aerossóis finos, mas de gotículas grandes e, portanto, justificam o uso de máscaras  por todos.

Tecnicamente, o uso correto de máscaras cirúrgicas pode reduzir em até 4 vezes a exposição as gotículas, enquanto que as máscaras de tecido comum, podem reduzir a exposição em até 3 vezes, o que contribui para uma redução na “taxa de reprodução”.

Fonte: https://medium.com/@Cancerwarrior/covid-19-why-we-should-all-wear-masks-there-is-new-scientific-rationale-280e08ceee71

Visto que o trato respiratório superior é o principal local para a entrada de SARS-Cov-2 nos tecidos humanos, o uso de máscaras faciais simples que exercem a função de barreira física, bloqueando as grandes gotículas que pousam no nariz ou na garganta, pode reduzir substancialmente a taxa de produção, até certo ponto comparável ao distanciamento social e lavagem das mãos. Isso dobraria o efeito de “achatar a curva”.

Precisamos aumentar essas vias de diminuição da viralidade, incentivando um protocolo universal de uso de máscaras para combater o COVID-19. Comece promovendo o uso de máscaras no nível local, incentivando vizinhos, moradores de prédio de apartamentos e governo da cidade a usar máscaras. Faça sua própria máscara. Pesquisas mostram que as máscaras caseiras podem ser muito eficazes na proteção contra vírus.

Referências

1.) Rational use of face masks in the COVID-19 pandemic

2.) Coronavirus: How Japan keeps COVID-19 under control

3.) Coronavirus can travel twice as far as official ‘safe distance’ and stay in air for 30 minutes, Chinese study finds

4.) Testing the Efficacy of Homemade Masks: Would They Protect in an Influenza Pandemic?

5.) Association between 2019-nCoV transmission and N95 respirator use

6.) Simple DIY masks could help flatten the curve. We should all wear them in public.

7.) COVID-19 CORONAVIRUS PANDEMIC

8.) COVID-19: WHY WE SHOULD ALL WEAR MASKS — THERE IS NEW SCIENTIFIC RATIONALE

9.) Professional and Home-Made Face Masks Reduce Exposure to Respiratory Infections among the General Population

10.) Coronavirus: Can Taiwan repeat its success in controlling Covid-19, with new infections from US and Europe on the way?

11.) Unmasking Differing U.S. and South Korean Approaches to COVID-19

12.) Why Do Japanese People Wear Surgical Masks?

#MasksForAll Youtube

FONTE: http://blog.asapsaude.org.br/covid-19-por-que-temos-que-usar-mascaras/
TOP