CORONAVÍRUS: A REALIDADE NO HOME OFFICE

Boletim Informativo Coronavírus – Covid-19
Número 38 – 04/2020

Coronavírus: a realidade das mulheres no home office

A epidemia do Covid 19 no Brasil apresentou à população uma situação completamente diferente do habitual. A quarentena impôs uma forma nova de vivência e uma quebra brusca na rotina, principalmente na vida das mulheres que adotaram o home office.

“A rotina antes era de trabalho e filhos, agora a rotina inclui filhos, trabalho e casa. A família está entrando em primeiro lugar nesta grande crise”, o papel das mulheres neste momento é criar uma nova rotina, com novas estratégias na convivência familiar.

Muitas vezes a mulher precisa trabalhar, arrumar a casa, fazer o almoço e cuidar da criança. Tudo isso ao mesmo tempo.

Mas para isso é importante que a mulher crie uma rotina diária, uma boa referência é pensar que está em outro lugar ou no cliente.

O ambiente faz toda diferença

Um bom ambiente é muito importante para que o trabalho em Home Office flua da melhor maneira possível. Garanta que você tenha um espaço adequado, com boa iluminação, tranquilidade sonora, uma boa ventilação, cadeira e mesa confortáveis. Como você irá passar a maior parte do dia nesse ambiente, ele precisa estar adequado às suas necessidades.

É preciso ter disciplina

Estipular um horário de entrada e saída, de almoço e da pausa para o cafezinho é essencial. Caso contrário, você poderá acumular muito trabalho.

Quem tem filho pequeno se complica um pouco quando inicia seus trabalhos em um home office. Os filhos pedem a atenção da mãe, bagunçam as coisas ou fazem muito barulho quando estão brincando. Tente separar seu espaço de trabalho e isolá-lo acusticamente. Também explique às crianças que, em determinada hora, você está trabalhando e não pode ser interrompido por qualquer coisa. É difícil, mas com jeito se consegue. Apesar do ambiente familiar procure evitar que filhos e animais de estimação estejam no mesmo ambiente que você está trabalhando o tempo todo para não perder o foco na sua atividade.

Separe horários do seu dia para os afazeres domésticos e faça um pouco a cada horário. O segredo é não se estressar pela bagunça da casa, afinal estamos passando por momentos atípicos no mundo.

A mulher, que sempre teve o seu valor reconhecido, terá muito mais agora no período da quarentena e durante a pandemia, pois além dos desafios que são bem maiores dos já enfrentados no dia a dia antes da COVID-19, vai requerer da mulher muito mais empenho e dedicação. Verdadeiramente, um esforço enorme para equilibrar vida familiar e vida profissional, no mesmo ambiente, e com muitas adversidades.
 
Parabenizamos a todas as mulheres!

Gestão e Saúde Victory

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP