COMO CONSERVAR ALIMENTOS EM ÉPOCA DE QUARENTENA

Boletim Informativo Coronavírus – COVID-19
04/2020

Como conservar os alimentos de forma adequada em época de quarentena?

Em época de quarentena e até mesmo na correria do nosso dia-a-dia, a praticidade acaba sendo nossa grande aliada. A compra de verduras e legumes são as mais prejudicadas, pois evitamos a ida aos supermercados e quando vamos, compramos uma quantidade pequena por termos medo de estragar pela sua alta perecibilidade.

O segredo é congelar. Esta, é a saída perfeita para economizar e evitar o desperdício. Porém, para que os alimentos mantenham suas propriedades nutricionais e as características como cor, sabor e odor após o descongelamento, são necessários alguns cuidados.

Antes de colocar os alimentos para congelar é importante realizar um processo chamado de branqueamento para minimizar o risco de crescimento de bactérias através do choque térmico.

Este processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro. Espere mais 2 minutos e retire os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada e gelo e aguarde mais 2 minutos ou até que estejam completamente gelados. Escorra a água e separe os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer em potes de vidro (com etiquetas de identificação contendo a data do congelamento).

Pronto, desta forma as verduras e legumes terão maior durabilidade (3 meses) sem perder a qualidade.

Vale lembrar que após o descongelamento, a forma ideal de preparo é refogá-los, pois esta técnica intensifica o sabor, agrega nutrientes e torna a preparação mais atrativa.

Alguns alimentos não podem ser branqueados, como é o caso dos ovos cozidos, maionese e batata, pois perdem o sabor e textura no procedimento. Neste caso, eles devem ser utilizados de imediato e preparados apenas na hora do consumo.

Algumas técnicas de branqueamento ajudam muito a otimizar todo este processo como: acrescentar sal nas folhas verdes e legumes alaranjados (uma pitada na água fervente) ou utilizar vinagre (com algumas gotas na água fervente) nos legumes e folhas brancas ou roxas: como a couve-flor e a beterraba – isto faz com que as cores dos vegetais fiquem mais intensas.

Gestão de Saúde Victory

TOP