COMO APLICAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA SAÚDE

O planejamento estratégico é um pensamento sistêmico que ajuda na hora de definir e alcançar objetivos. Na área da saúde, ele ajuda a identificar problemas e mensurar indicadores. Além disso, orienta em relação à tomada de decisões, impedindo que os gestores tomem resoluções equivocadas e acabem investindo em ações que não darão retorno no futuro.

A área da saúde é muito complexa. Em virtude do momento atual com a COVID-19, mais do que nunca, é preciso que as operadoras de planos de saúde invistam em um planejamento estratégico, otimizando o orçamento, garantindo medidas eficientes e ajudando a lidar com os desafios da gestão em saúde suplementar.

Como exemplo de metodologia de planejamento estratégico aplicado à área da saúde, podemos destacar a 5W2H. Ela é uma ferramenta administrativa usada para definir ações necessárias para alcançar determinado objetivo.

Seu nome vem do inglês e é uma espécie de checklist. Significa uma série de perguntas que ajudam a mapear a elaboração de estratégias: o que, por que, onde, quando, por quem, como e quanto custará (what, why, where, when, who, how and how much).

Na área da saúde, a 5W2H atua, por exemplo, na hora de criar um plano de ação para implementar estratégias que visam aumentar o engajamento dos pacientes, melhorar a adesão a medidas preventivas etc.

Hoje, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre planejamento estratégico na saúde. Confira: https://saudebusiness.com/infograficos-de-saude/como-aplicar-planejamento-estrategico-na-saude/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP