COM MELHORA DE 3 REGIÕES, SP VAI À FASE MAIS AVANÇADA DO PLANO DE FLEXIBILIZAÇÃO

O governo de São Paulo vai anunciar nesta sexta-feira (21) a fase mais avançada do plano de flexibilização da economia. É que pelo menos três regiões do estado tiveram evolução nas últimas duas semanas. É o caso do Vale do Ribeira, que apresentou índices melhores e conseguirá sair da fase vermelha, a de maior restrições.

Nenhuma cidade será rebaixada, uma boa notícia para várias cidades que estão na fase amarela do plano. No entanto, nenhuma cidade conseguiu evoluir para a fase verde, a penúltima da flexibilização econômica. Integrantes do governo que conversaram reservadamente com a CNN avaliam que as chances de que isso aconteça nos próximos 15 dias ainda são baixas.

Além do Vale do Ribeira, apenas Franca continua na fase vermelha, a mais restritiva do plano, onde apenas os serviços essenciais são liberados. Já as áreas que compreendem grandes cidades como Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Barretos estão na fase laranja, sem permissão para abrir estabelecimentos como bares, restaurantes e salões de beleza.

Melhora na economia

O vice-governador Rodrigo Garcia informou à CNN que as prévias do PIB e a projeção de queda de arrecadação mudaram. Se no meio da pandemia o governo previa uma queda de 7% na produção de riqueza do estado, agora a expectativa é de fechar 2020 com um tombo menor, de 5,5% no PIB paulista.

A pandemia também afetou a arrecadação de impostos. Uma das quedas mais sentidas foi no ICMS, imposto sobre produtos e alguns serviços, como transporte e comunicação. Com a desaceleração da economia, o cálculo do governo de São Paulo semanas atrás era de perder R$20 bilhões de arrecadação. Com a retomada da economia e a revisão do PIB para cima, o número ficou menos pessimista e agora a gestão Doria espera perder R$17 bilhões até o fim do ano.

Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/08/20/com-melhora-de-3-regioes-sp-vai-a-fase-mais-avancada-do-plano-de-flexibilizacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP