CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE É PRORROGADA NO ESTADO DE SÃO PAULO

A campanha de vacinação contra a gripe, que seria finalizada nesta terça-feira (30), foi prorrogada até o dia 24 de julho em todo o estado de São Paulo. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

O coordenador do Controle de Doenças da Secretária Estadual da Saúde (SES-SP), Paulo Menezes, considerou a fase inicial da campanha como bem sucedida. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, a cobertura ficou abaixo do esperado.

“Inicialmente, foram vacinados idosos e profissionais de saúde. Naquela fase, a cobertura foi muito bem sucedida, conseguimos alcançar 100% da vacinação nos idosos”, disse.

“Posteriormente, com o avanço da pandemia, foi compreensível que as coberturas de outros grupos, especialmente o grupo de gestantes, puérperas e crianças de até 6 meses, tiveram uma cobertura abaixo da nossa meta inicial, que era de 90%”.

Para o coordenador, a situação é “compreensível”. “Todos estão procurando se resguardar”, disse. Apesar disso, ele ressaltou a importância da campanha de vacinação. 

“[A campanha] é estendida para todas as pessoas, de qualquer faixa etária. É extremamente importante”, disse. “A primeira [razão] é que a influenza pode também ser uma doença grave, que leva à internação e a óbito. A vacina é efetiva e as pessoas devem se proteger”, concluiu.

Menezes também destacou que a vacinação contra a gripe permitirá que as pessoas possam se proteger da doença durante os meses de inverno, permitindo que o sistema de saúde não fique sobrecarregado.

“Quanto maior a cobertura que conseguirmos, menor número de casos que vamos ter nesses meses de inverno, e portanto, menor a pressão e a necessidade no serviço de saúde, dando mais condições para que continuemos atendendo as pessoas que necessitam de atenção e internação por Covid-19”. 

Fonte:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/06/30/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada-no-estado-de-sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP