BRASIL GANHARÁ DOIS NOVOS CENTROS DE TESTES DA COVID-19

O Todos pela Saúde, aliança criada pelo Itaú Unibanco para enfrentar a covid-19 no Brasil, firmou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para criar dois centros de processamento de testes moleculares para a detecção do novo coronavírus. Localizadas no Rio de Janeiro (RJ) e em Eusébio (CE), a 24 quilômetros de Fortaleza – onde a Fiocruz já mantém atividades –, as novas unidades entrarão em operação para processar testes realizados em todo o Brasil. Juntas, terão capacidade de processar até 25 mil exames por dia – 10 mil no Ceará e 15 mil no Rio de Janeiro –, dobrando a capacidade atual de realização de testes no País.

A limitação na testagem para a covid-19 ainda é um desafio no Brasil, de acordo com Pedro Barbosa, presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fiocruz, e especialista membro do Todos pela Saúde. “Seguramente, nós temos muito mais casos do que aqueles que estão sendo notificados, pois nosso nível de testagem ainda é muito baixo”, diz. De acordo com Barbosa, para conter a pandemia é fundamental ter o controle das pessoas infectadas, o que significa testar muito mais do que o Brasil faz hoje. “Há disponibilidade de testes, com fornecimento em grande escala pela Fiocruz ao Ministério da Saúde, sendo limitações hoje a capacidade de processamento dos testes e a baixa coleta na maior parte do País”, complementa.

Além de dobrar a capacidade nacional de testagem para a covid-19, os novos centros serão um legado para o País após a pandemia. “Esse investimento que o Todos pela Saúde está fazendo trará benefícios para além desta crise sanitária, pois as unidades montadas no Rio de Janeiro e no Ceará poderão ser utilizadas, futuramente, para a detecção de outras doenças”, diz Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco.

Fonte: https://saudebusiness.com/mercado/brasil-ganhara-dois-novos-centros-de-testes-da-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP