APÓS 3 SEMANAS DE QUEDA, MORTES POR COVID-19 VOLTAM A CRESCER EM SÃO PAULO

Depois de três semanas consecutivas de queda no número de mortes provocadas pela covid-19, o estado de São Paulo voltou a apresentar aumento no registro de óbitos pela doença. De acordo com o governo, a alta foi puxada pelo interior.

Na semana passada, que corresponde à 29ª Semana Epidemiológica, o total de mortes no estado aumentou 14% em relação à semana anterior. Foram 1.945 óbitos ante 1.706 computadas na 28ª semana. O total é recorde desde o início da pandemia.

Nas três semanas anteriores, o número de óbitos vinha caindo em São Paulo. Na 25ª Semana Epidemiológica, foram 1.913 vítimas; na 26ª, 1.769; na 27ª; 1.733; e na 28ª, 1.706.

As semanas epidemiológicas são estabelecidas por convenção internacional para o controle e apuração de dados sobre uma epidemia ou pandemia. Sempre são contadas de domingo a sábado. Atualmente estamos na 30ª que começou no dia 19 de julho.

O coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, disse que a alta de 14% está dentro das expectativas e é considerada ainda de estabilidade.

“Estávamos, há três semanas, com redução no número total de óbitos, mas isso não altera o que imaginávamos desde o início do plano”, afirmou Gabbardo. “Até 15% [de aumento] consideramos como estabilidade.”

Ainda segundo ele, uma das causas que justificam a alta é o aumento do número de casos no interior do estado.

“Na última semana, o aumento no interior foi da ordem de 24%, mas são números que, no total, mantêm o estado em situação de estabilidade, dentro da nossa previsão. Na capital o aumento foi de 2,6% e na região metropolitana, 7%”, afirmou.

De acordo com a Secretaria da Saúde, o estado registrou um total de 416.434 casos confirmados da covid-19 e 19.788 óbitos.

Pela primeira vez, o número de casos no interior é o mesmo da capital, com aproximadamente 166.000 infecções confirmadas em cada região. Em relação a óbitos, o interior registra 5.612 e a Grande São Paulo, 5.318.

Fonte: https://exame.com/brasil/apos-3-semanas-de-queda-mortes-por-covid-19-voltam-a-crescer-em-sao-paulo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP